segunda-feira, 11 de maio de 2009

Plágio, o retorno

Um tempo atrás orolou um burburinho de que a famosa e muito boa "Viva La Vida", música que dá nome ao último álbum do Coldplay teria tido sua melodia plagiada da música "If I Could Fly" que teria sido escrita em 2004 pelo Joe Satriani. E elas realmente se parecem. Tem até um cara que fez uma análise musical das duas músicas, dá pra ver mesmo que se parecem. O cara vai fundo na análise vendo até partituras e tal.

Brigas autorais à parte e um tempo depois dessa bagunça toda me aparece Cat Stevens véio de guerra dizendo ao tablóide inglês Sun que na verdade o coldplay plagiou ELE. A declaração:

"There's been this argument about Coldplay stealing this melody from Joe Satriani," he said. "But, if you listen to it, it's mine! It's the [1973 song] 'Foreigner Suite', it is!"

Mas ó sinceramente, respeito o cara, ta aí na ativa faz tempo mas ele deve ter tomado alguma coisa forte. Muito forte. "Foreigner Suite" não tem nada a ver com "Viva La Vida". O mais engraçado é que ao contrário de Satriani, Stevens não vai processar o Coldplay. Será por ser uma causa já perdida e por ter vergonha de pagar um micão na corte britânica?



té.

Um comentário:

Gabi Nogueira disse...

Sipá o Cat quiz só causar...engrossar o caldo dessa discussão ae!! Tem gente que gosta né??