segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Planeta Diversão Parte 3 (Metronomy, Iggy Pop e Etienne de Crecy)

E foi a partir do show do Patrick Wolf (que foi excelente, por sinal) que me dei conta estar numa boa onda. Boa onda de shows, desde Patrick foram 3 ótimos shows.

Metronomy

Um dos shows mais esperados por mim, o grupo de electropoprockseiláoque Metronomy entrou no palco pontualmente (assim como todos os outros) às 22:30. Disputar a preferência do público com talvez o maior headliner do festival, o Sonic Youth, é uma tarefa inglória, mas pelo que ouvi todos se deram bem, pois o SY fez também um ótimo show.
Pra mim foi até fácil escolher, já que os vi em 2005 aqui em São Paulo. Então era Metronomy na cabeça. Com o ótimo disco Nights Out (2008), o Metronomy tocou para um público fiel e já molhado pela chuva que começava a cair mais forte. Eu mesmo torcia pra que ela caísse e caísse forte, pra virar histórico. Equipados com um peitinho luminoso (saca nos vídeos abaixo) e simpatissíssimos com o público, o quarteto londrino fez um show impecável, redondinho como suas músicas. Abriram o show com a introdução de Nights Out e emendaram de cara a ótima The End Of You Too e as matadoras On The Motorway (que eu já falei aqui) e A Thing For Me (que atualmente é a minha preferida). Enquanto escrevo, reouço (existe essa palavra?!) o disco e já to batendinho o pé no chão hahaha.
My Heart Rate Rapid, Back On The Motorway e o hit master dos caras (e da mina) Radio Ladio todas muito bem executadas e cantadas aos esguelos pelos presentes. Joseph Mount, o fundador faz-tudo do Metronomy, perguntava sempre se a chuva havia parado, e que aquele seria o dia em que poderíamos dizer que o Metronomy fez a chuva parar. E foi quase isso.


On The Motorway


A Thing For Me


Back On The Motorway

Mas quem fez a chuva parar mesmo foi a iguana.


Iggy and The Stooges

Desde que fui ao finado Claro que é Rock em 2005 (sensacional festival na péssima chácara do jockey que trouxe Flaming Lips, Nine Inch Nails, Fantômas, Sonic Youth e outrem) e vi de longe Iggy Pop e os Stooges tocarem o fogo no puteiro, esperava ansiosamente poder vê-los novamente, dessa vez com mais atenção. Enquanto boa parte do público mais jovem e/ou modernex corria pra Coca-Cola Main Stage ver o duo sensação Ting Tings (que não ouvi mais de duas músicas) eu corria no contra-fluxo pra garantir um lugar descente pra ver o Iggy rebolar e siricutiar hahaha.

Agente do caos por natureza, Iggy entra no palco dançando, se exibindo, ficando de quatro, se jogando no público, xingando deus e o mundo. Tudo em prol do caos. Herdeiro do punk, Iggy e sua banda de apoio Stooges (voltando à formação original com James Williamson nas guitarras, o cara responsável pelos riffs que marcaram uma época e que fundiram o punk com o rock) fizeram um show especial tocando talvez um dos discos mais importantes do rock, Raw Power de 1973, o preferido de kurt Cobain. Começaram com uma sequeência matadora com a música título Raw Power, emendando Kill City (das poucas fora do repertório de Raw power) e a destruidora Search and Destroy. E foi nessa hora que eu fui engolido pela massa insandecida (incluindo a minha pessoa) gritando "somebody gotta save my soul!". Só sei que quando a música acabou devia estar a uns 20 metros pra frente de onde eu estava antes da música começar. haha

Iggy Reclama. "I´m Lonely". O coitado está sozinho. E convida alguns "poucos" pra subir no palco e cantar com ele. É nessa hora que a coisa fica insana. Cerca de 100 pessoas atendem ao pedido de Iggy e ao som de Shake Appeal enlouquecem no palco. E é claro que mais enloquece são os seguranças, que mal informados (pois tudo faz parte do show e da vibe de iggy) e truculentos acabam agredindo algums pessoas e pá. o Segundo deslize. Após alguns minutos, muitos sopapos e de um marmanjão cabeludo um pouco mais eufórico tascar um beijo na boca do Iggy e desmaiar em pleno palco (um doce pra quem tiver video disso aí please hahaha) e com algumas pessoas ainda no palco Iggy lança Loose. Outra pedrada e aí se seguiram 1970, Gimme Danger, Fun House, I Got A Right. E quando Iggy pede pra que sejam acendidas todas as luzes vem I Wanna Be Your Dog, dedicada ao ex-guitarrista Ron Ashton falecido esse ano. "Dog, i´m Playing Dog! C´mon!, Fuck!" Iggy berrava com o pedestal nas costas como um crucifixo. Foi um berro só. Com certeza o ponto alto do show. E lá vou eu me aninhar com outras pessoas a uns bons metros de onde eu estava. haha

Depois de uma saída rápida Iggy soltou The Passenger (famosa no Brasil pelo cover do Capital Inicial) e encerrou com a Lust For Life, composta em parceria com David Bowie.
E com 62 anos nas costas e com a bunda de fora da calça (algo parecido com isso) ao final do show, Iggy e os Stooges fizeram o melhor show do festival. E aí a chuva parou. Não acredita?! vê aí.


Raw Power


Search And Destroy


Shake Appeal + invasão


I Wanna Be Your Dog


Depois da catarse da maior parte do público, com Iggy a os Stooges de um lado e com Ting Tings do outro, muita gente foi embora. Muita mesmo haha. Aí eu tive que tomar outra difícil decisão. N.A.S.A. (projeto de hiphop mezzo brasileiro - DJ Zegon - mezzo americano - Squeak E. Clean, irmao do cineasta spike jonze - com um disco de estréia estelar) Ou Etienne de Crecy, Dj francês que se apresenta dentro de um cubo luminoso gigante com projeções crazy in it. Fiquei com o francês crazy. Até porque já to de olho nele desde um tempo já que vi umas imagens das suas apresentações.

Etienne de Crecy

Além de boa música eletrônica, o cara é responsável por um belíssimo espetáculo visual, brincando com as formas geométricas, cores, linhas, profundidade, perspectiva. Todas as programações visuais sincronizadas com a música. Um cubo luminoso de uns 10mX10m. Um showzão de se ver. Mas as minhas pernas que já estavam moídas a essa altura do campeonato depois de 10 horas de festival resolvi comer um hotpocket (praticamente a única opção (in)decente de comida no festival e tomar um coca. E assim como minha energia tava no final durante a apresentação do francês, está também para as resenhas. Até mesmo porque é mais fácil ver e ouvir o que eu to querendo dizer. Trecho da apresentação do dj francês no seu cubo luminoso. Paciência é uma virtude. O vídeo tem 14 min, lá pelos 6 e pouco fica bão mesmo. Eu queria subir no youtube mas ele não me deixa coisas com mais de 10 minutos.



Balanço final: O festival já se firmou como o principal do país, e se antes a escolha dos locais tinha sido duvidosa e se esse ano o lineup não foi como eles queriam, não importou. Espero ano que vem ter algum show meia boca pra eu poder andar de montanha russa. Mas só um. E bem rápido.

A única coisa que eu não entendo é porque eu não fui no ano passado sendo que 3 das bandas que eu mais gosto (spoon, foals e animal collective). Hein?!?! PORQUE?!? me cheira auto-sabotagem isso hahaha

Fui

Um comentário:

flamingorosa disse...

desculpa ae a falta de padronização dos videos hahaha